sexta-feira, 12 de junho de 2009

Livros:

FAUSTO

Mefistófeles em sua verdadeira forma

Gostaria de postar alguns livros que li e AMEI. Tem títulos normais, clássicos e uns que superam meu nível intelectual, mas que me encantam!

O primeiro que eu li e me apaixonei foi "Fausto", de Goethe. Diferentemente do que muitos acreditam, Fausto não foi 'criado' por Goethe, mas sim 'interpretado' por ele, já que pertence ao folclore germânico desde o século XV. O primeiro livro publicado que faz menção à sua lenda é 'Historia von D. Johann Fausten', de 1587, que provavelmente foi inspirado no alemão dr. Johann Georg Fausto (1480/1540), que se assemelha ao protagonista quanto à profissão e fama.

Johann Wolfgang von Goethe

Resumindo, a história é sobre dr. Fausto, um médico, mágico e alquimista que anseia por mais do que o tempo e a limitação humana lhe oferecem. Ao invocar Mefistófeles, o arquidemônio, ele vende a própria alma em troca de conhecimento e prestígio que jamais conseguiria como um mero mortal. O demônio se alegra com o pedido, e o acompanha neste conto fantástico que mostra a batalha interna dentro do protagonista: entre a elevação espiritual e os prazeres terrenos, entre a razão e a emoção.

O final é esperado, mas indiscutivelmente profundo e emocionante. Eu, que me vi desde o primeiro momento em Fausto, me angustiei ao vê-lo sofrer a punição pela própria ambição, que era sua razão de viver, o que lhe dava inspiração para continuar com suas pesquisas e experiências. E o pior é ter certeza de que se estivesse em seu lugar, teria feito a mesma coisa...

Fausto em busca do conhecimento absoluto

Este livro é um poema dramático, ou seja, uma peça teatral escrita em versos. O leitor tem de ter consciência de que é uma obra grande, escrita em 1808 por um alemão muito culto, logo é comum encontrar expressões traduzidas ao pé da letra, e às vezes deixadas na língua natal por bom senso. Eu, que sou uma completa leiga em alemão, tive de me virar no 'google' várias vezes, e mesmo assim tiveram coisas que ficaram totalmente sem sentido para mim.

Aliás, tive mais problema em achar este livro. Já estive procurando desde os 14 anos, e só fui encontrar uma cópia traduzida e à um preço descente 16 anos pela editora Martin Claret em um formato bastante compacto, letras de tamanho ideal e à um preço bastante acessível.

Mefistófeles, vestido à rigor,
influenciando dr. Fausto

Apesar dos diversos problemas que tive em adquirir e terminar esta obra, me mantive fiél a ela do início ao fim, e posso afirmar com orgulho que é um dos meus títulos prediletos!

Nenhum comentário: